A comunicação visual está em toda parte, é só olhar à sua volta!
Placas de sinalização, fachadas, letreiros luminosos, totens, embalagens, até suas contas! Ela é a forma de comunicação que utiliza imagens, ilustrações, gráficos, símbolos e letras especialmente escolhidas para expressar uma mensagem, ideia ou marcar uma empresa.
Ainda pouco valorizada pelo empresariado brasileiro, a comunicação visual é fundamental para fortalecer a presença de uma empresa ou produto na mente do consumidor, permitindo seu reconhecimento rápido e agregando valor.
A comunicação visual conceito é um meio de comunicação que as pessoas passam pela leitura ou pela visão. Como mencionado anteriormente, pode ser qualquer coisa que mostre uma mensagem. Ele expressa uma ideia e fornece uma informação com o uso de diferentes signos, gestos, posturas e qualquer coisa que possa ser expressada.
Ele vem com um poder impressionante para informar e educar uma pessoa ou grupos. Imagine-se enquanto dirige em uma estrada desconhecida, continuamos perguntando às pessoas sobre o destino.
Conteúdo
Definição de Comunicação Visual
Comunicação Visual o que Faz?
Mas se você tem um meio de comunicação visual como um mapa, você pode simplesmente descobrir o caminho sem qualquer ajuda. Você pode dizer que a comunicação visual pode ser qualquer coisa que expresse as coisas de uma maneira bonita e compreensível. As pessoas confiam mais nas diferentes formas de comunicação visual 2019 do que na comunicação verbal, pois obtêm todos os detalhes com os sinais e símbolos.
História da Comunicação Visual
A história da comunicação visual pode ser rastreada até a época em que a escrita não foi inventada. Durante essa fase, as pessoas confiavam nas pinturas preservadas nas cavernas e nas rochas. Ela remonta há mais de 40 mil anos. Foi uma parte da vida das pessoas que eram desconhecidas para a escrita e alfabetos. Em resumo, pode-se dizer que a comunicação visual é parte integrante da existência humana. Antes da invenção da escrita, as pessoas contavam com este método tradicional de comunicação para se comunicarem entre si.
A invenção dos alfabetos criou uma nova história no ouvido da comunicação. É realmente mais fácil para as pessoas se comunicarem umas com as outras de maneira escrita. Depois disso, os livros estavam sendo publicados e então entramos em uma área onde muitas tecnologias são incorporadas para tornar a comunicação muito mais fácil do que nunca, esta é a era do computador. Nesta área também, a visualização também tem um grande papel a desempenhar.
Comunicação Visual Conceito
Na história, você terá muitos sinais de visualização. Estes estavam disponíveis principalmente nas rochas e cavernas. Quando Cro-Magnon chegou à Europa há 40 mil anos, eles compraram esculturas, ornamentos corporais, gravuras e muito mais coisas que refletem a origem da comunicação visual. Eles também tinham as pinturas dos animais selvagens e muitas pinturas abstratas que revelam o processo de pensamento do ser humano daquele período.
Eles também estavam usando os símbolos gráficos ou os ideogramas para expressar sua emoção. Eles estavam usando esses símbolos para expressar um incidente específico e mostrar qualquer emoção. Eles estavam mais confortáveis com este meio de comunicação, pois não estavam familiarizados com o alfabeto e as línguas. Eles estavam se comunicando através dos gestos, pintura, sinais e símbolos.
Comunicação Visual para Empresas
Longe de representar uma preocupação supérflua, a identidade visual de uma empresa ou produto é fator primordial para destacar-se da concorrência e comunicar, rápida e eficazmente, os principais atributos que se deseja destacar.
Na construção da identidade visual de uma empresa ou produto, os profissionais especializados estudam, planejam e discutem as melhores ideias para o nome, logomarca, embalagem, fachadas, placas de sinalização e outros produtos associados à comunicação visual da empresa.
Detalhes como tamanho e tipo de letras, cores a serem utilizadas, símbolos gráficos e formas devem ser todos analisados e pensados visando comunicar de maneira clara e eficiente as qualidades e propostas de empresa, seus produtos e seus serviços.
Essa identidade visual é importante não só para empresas do setor privado, mas também para organizações não governamentais e agências do governo. Um reconhecimento rápido da marca auxilia na retenção por parte do cliente daquele produto ou serviço.
Empresas de Comunicação Visual
A escolha de todos os detalhes da comunicação visual de uma empresa deve levar em conta o tipo de produto ou serviço oferecido e a imagem que se quer passar. Evidentemente, o público alvo é fundamental como critério para as escolhas quanto a formas, símbolos e cores.
Uma imagem corporativa bem desenvolvida vai influenciar diretamente a forma como essa empresa é percebida pelas pessoas. A começar do logotipo, ou logomarca. Existem casos notórios no mercado mundial de logomarcas com tamanha força e capacidade de serem lembradas que até mesmo partes do logotipo são facilmente reconhecidos pelos consumidores. Uma imagem corporativa bem desenvolvida não só cumpre essa função de ser reconhecida e lembrada como transmite visualmente as características que a empresa quer ver associada a seu nome.
Devemos lembrar, inclusive, que a logomarca “envelhece”, podendo e devendo ser regularmente renovada para acompanhar modificações na comunicação visual da empresa, nos produtos, nos clientes ou até mesmo tendências e transformações do mundo em geral.
Como parte da identidade visual da empresa, letreiros e fachada de loja são fundamentais. Os letreiros podem ser fabricados seguindo os padrões de identidade visual da empresa, em várias dimensões e materiais.
Tipos de Comunicação Visual
Existem uma variedade de coisas dentro da comunicação visual que você pode utilizar para chamar a atenção, você pode optar por letras caixa, painéis luminosos (backlight e frontlight), painéis em acm, estruturas com lonas com ilhós ou até totens. Tudo irá variar de acordo com a criatividade, a imagem que você deseja transmitir e claro, quanto dinheiro está disponível para investir. Abaixo você pode conferir alguns tipos!
Letreiro Luminoso
Letreiros luminosos podem ser empregados. Esse tipo de letreiro pode ser iluminado externamente, pela frente (frontlight) ou internamente, os chamados backlight.
Letras Caixa
Eles são uma maneira bonita de destacar o nome da sua empresa e ter materiais simples ou sofisticados de acordo com o seu bolso! Podem ser fabricados em PVC expandido, acrílico, MDF, aço inox, galvanizado e caixa com LED.
Painéis
Você pode fazer com a identificação de sua empresa ficar em detox 24 horas por dia. Através de backlight, que são lonas com acabamento brilhante em telas translúcidas, permitindo a passagem de luz da parte de trás do painel para a frente, muito adequado para períodos noturnos ou o processo inverso conhecido como frontlight, onde há uma superfície opaca e o fundo de bloqueio impedindo a passagem da luz.
Totens
Foi usado por tribos com a intenção de identificar o lugar e nos dias de hoje não é diferente, é uma maneira diferente de indicar o seu negócio. Apresentado em sua grande maioria no formato vertical, pode ou não ser iluminado e ter detalhes como caixas de correio para mostrar a marca.
Lona
Este material é muito resistente e um ótimo material com custo benefício, que permite a impressão ou adesivo suportando as condições climáticas.
Fachadas Comerciais
Fachadas de Loja são muito importantes na identidade visual de uma empresa ou produto e os letreiros devem compor harmoniosamente a fachada. Fachadas e letreiros bem planejados e executados são peças fundamentais na identidade visual das empresas. É preciso ficar atento também às normas e legislação quanto a fachadas, letreiros e outros elementos de comunicação visual utilizados pelas empresas. A disposição desses elementos é regulamentada, em muitas cidades brasileiras, por legislação específica.
Benefícios da Comunicação Visual
A comunicação visual desempenha um papel importante em nossa vida diária. Propaganda, ensino e aprendizagem, apresentação e assim por diante envolvem comunicação visual até certo ponto.
Se realizado corretamente, a comunicação visual tem vários benefícios. Na era da informação e na sociedade em ritmo acelerado, em que o tempo é limitado, a comunicação visual ajuda a comunicar ideias de maneira mais rápida e melhor.
Confira abaixo os benefícios que ela pode proporcionar:
-
Eficiente – Comunicação Instantânea
- Em comparação com a comunicação verbal, a comunicação visual prevalece na eficiência da comunicação. Por exemplo, um gráfico de barras ajuda o público a descobrir rapidamente o primeiro e o último item. Um gráfico de linhas de vendas com uma seta de insurreição informa imediatamente os leitores que a tendência de vendas está aumentando e favorável.
-
Simples – Facilidade de Compreensão
- Uma das principais vantagens da oferta de comunicação visual é a simplicidade. Por exemplo, quando você se perde, você pode encontrar o lugar mais fácil e rápido, olhando para um mapa visual e um mapa direcional 3D será muito melhor.
-
Comunicação Intercultural Flexível
- Basta pensar sobre a comunicação intercultural, quando as pessoas não conseguem entender a língua estrangeira, um símbolo ou uma imagem removerá os obstáculos da língua. Esta é a razão pela qual muitos locais públicos usam sinais, além de palavras para enviar mensagens. Gráficos e gráficos visuais podem ser colocados online, colocados ao lado da rodovia e empilhados em qualquer lugar audível. Essa forma de comunicação flexível pode colmatar distância geográfica e diferenças culturais cruzadas.
-
Agradável – Gera de Satisfação/Prazer
- Materiais visuais são relativamente mais agradáveis aos olhos. Se altamente artístico, traz prazer estético. Ao apresentar uma foto incrível, ela deixa as pessoas relaxadas. Uma imagem engraçada faz as pessoas rirem e ajudará as pessoas a memorizar melhor as informações.
Conclusão
Muitas dessas peças da Comunicação Visual de uma empresa podem contar hoje com a rapidez e precisão da impressão digital. Como utiliza dados gerados e transferidos digitalmente, a impressão digital não precisa de fotolitos ou chapas, barateando os custos e oferecendo a possibilidade de impressão de pequenas quantidades a um custo competitivo. Além, é claro, de qualidade e rapidez.