Para quem deseja saber como montar uma loja de roupas, nossa equipe fez um levantamento completo sobre o que é necessário para que você possa ter um roteiro inicial a ser seguido e uma boa visão do negócio.
O segmento de vestuário, seja ele no mundo físico ou virtual, é um dos que mais cresce no Brasil e para quem está interessado em saber como montar uma loja de roupas temos desde já uma ótima notícia: Ainda tem muito espaço para crescer, principalmente se você criar um diferencial competitivo que dê um toque especial ao seu negócio.
No Empreendedores Web estamos sempre em buscas de boas Ideias de Negócios e a de abrir uma loja de roupas certamente não poderia faltar. Vejamos então o que é preciso para montar este tipo de negócio.
Conteúdo
- Quem é público alvo da sua loja de roupas
- Que tipo de roupa sua loja irá vender
- A escolha do ponto para abrir uma loja de roupas
- Pense na alternativa virtual
- Os custos para montar uma loja de roupas
- Divulgação de uma loja de roupas
- Pesquise muito antes de montar sua loja de roupas
- 8 dicas para melhorar as vendas na sua loja de roupas
Quem é público alvo da sua loja de roupas
O primeiro passo para quem quer montar uma loja de roupas é determinar qual é o público alvo que você deseja atingir, pois isso irá influenciar uma série de outras decisões que precisam ser tomadas durante o processo como escolha do ponto, decoração e outros itens.
Busque entender melhor seus futuros cliente estabelecendo um perfil deles. Qual seu nível de renda, qual o gênero, hábitos e preferências. Determinado isso, já dá para você criar um perfil de consumo e desejo:
- Que tipo de roupas esse público costuma vestir
- Quais são suas marcas favoritas
- Qual o biótipo predominante no grupo
- Quais são suas referências em termos de vestuário
- Quais são seus hábitos de consumo
Faça uma pequena pesquisa de mercado, até mesmo junto ao comércio já instituído e anote cada item desse, tentando criar uma visão clara dos desafios que sua loja de roupas irá encontrar, em termos de consumidores.
Que tipo de roupa sua loja irá vender
Se você está interessado em saber como montar uma loja de roupas, é bom que esteja consciente desde já que um dos grandes segredos deste negócio é escolher um nicho de mercado e se manter longe da concorrência com os grandes magazines. Encarar essa turma é suicídio empresarial.
Uma vez definido o seu público alvo é hora de definir o seu mix de produtos, ou seja, que tipo de roupa sua loja irá vender. Tente focar em um determinado público que seja rentável e tenha poder aquisitivo para adquirir o vestuário na faixa de preços que você pretende vender. Não caia na tentação de diversificar muito, pois você pode não ter vantagem competitiva para atuar em todos os setores, além de dificultar bastante o gerenciamento de estoques e compras.
A escolha do ponto para abrir uma loja de roupas
Com o público alvo definido é hora de determinar a localização da sua loja de roupas. Esse é um elemento estratégico do seu negócio e o ponto deve se localizar em local de fácil acesso para o seu público e de preferência, com um bom movimento de transeuntes. Outro fator a ser observado logo de cara é a localização de possíveis concorrentes nas imediações.
É bom fazer visitas ao ponto que se está pretendendo montar uma loja de roupas em dias e horários diferentes para verificar o fluxo de passantes e não ter surpresas mais a frente. Não se esqueça que esse investimentos é um dos que mais pesa na hora de abrir uma loja de roupas e por isso, não pode haver erro na escolha.
Pense na alternativa virtual
Uma outra boa alternativa para quem está pensando em montar uma loja de roupas é o mercado online. O segmento de e-commerce de moda é um dos que mais vem crescendo no Brasil, e por isso mesmo essa alternativa não deve ser descartada.
A grande vantagem da loja virtual de roupas em relação ao empreendimento físico é que o investimento inicial é bem menor, o que ajuda muito no caso de você estar com o orçamento apertado. Mas não se iluda, uma loja virtual não é algo que você possa montar de graça, e em termos operacionais e administrativos dá o mesmo trabalho de uma loja física. Nosso conselho é que você faça um bom curso de e-commerce antes de tudo, para depois botar a mão na massa.
Você pode pesquisar no Google Como Montar uma Loja de Roupas Virtual.
Os custos para montar uma loja de roupas
É claro que em função do número de variáveis envolvidas fica difícil chegarmos a um número exato, mas dá para fazer uma estimativa de investimento para quem deseja saber quanto custa montar uma loja de roupas.
Nos dias de hoje, sem sombra de dúvida, para quem vai montar uma loja de roupas, o investimento mais pesado está justamente no ponto comercial, seu aluguel e luvas pelo ponto. A valorização dos imóveis no Brasil elevou em muito esse tipo de locação e o preço varia muito de cidade para cidade. Justamente por isso, nós citamos a opção do e-commerce, já que os custos de uma loja virtual são bem menores.
Outro fator relevante em termos de custos para quem está interessado em montar uma loja de roupas está na decoração da loja, com a aquisição de expositores, manequins, balcões e outros tipos de móveis típicos desse segmento comercial. O custo neste caso também é bem difícil de ser estimado, de forma genérica, em função do estilo que você irá adotar e também dos seus fornecedores.
Por fim, temos o custo de aquisição do estoque inicial da loja e também uma boa provisão de caixa para o capital de giro, necessário principalmente, para bancar as compras através de cartões de crédito.
Divulgação de uma loja de roupas
A divulgação da sua loja não pode ser deixada para depois que ela estiver montada. Ela faz parte do seu plano de negócios e deve ser pensada desde o início. Uma dica para quem deseja saber como montar uma loja de roupas é justamente manter ações de marketing constantes para estar sempre na cabeça do seus clientes.
Como você já definiu o seu publico alvo na etapa de planejamento da sua loja de roupas, é bem mais fácil elaborar o seu projeto de marketing, pois você já conhece os hábitos e costumes dos seus futuros clientes e quais os canais de comunicação que ele está acostumado a utilizar, se é mais sensível à mídia social ou à impressa.
É preciso identificar oportunidades de comunicação e quais são os veículos mais adequados. Feito tudo isso, é preciso montar um plano de comunicação para a loja.
Pesquise muito antes de montar sua loja de roupas
Para quem quer saber como abrir uma loja de roupas, talvez a melhor dica seja pesquisar exaustivamente antes de dar o primeiro passo para não sofrer decepção no futuro. Além deste artigo, vou deixar como recomendação também um vídeo que encontrei contendo uma lista de fornecedores que poucas pessoas conhecem, e são estas mesmas pessoas que estão lucrando alto. Clique neste link para acessar o vídeo.
8 dicas para melhorar as vendas na sua loja de roupas
1. Defina com clareza o seu objetivo
Antes de tomar qualquer decisão em relação às suas estratégias, é importante ter em mente qual é o real objetivo da sua loja.
Algumas lojas de roupa procuram oferecer todos os tipos de produtos para todos os públicos possíveis. Porém, algumas lojas costumam ser mais segmentadas, focando em um público-alvo específico.
Por exemplo: algumas lojas são especializadas em roupas de banho, outras são voltadas para roupas plus size. Já outras, estão segmentando seus estoques para roupas sociais. Outras, são voltadas para roupas infantis.
As possibilidades são inúmeras e é importante saber qual é o seu segmento.
Com que público você deseja conversar? Que tipo de produto você deseja oferecer?
A partir do momento em que essa questão estiver clara e sólida para o empreendedor, o planejamento estratégico para o seu negócio torna-se possível.
Por isso, é de extrema importância dar a atenção devida à esta etapa.
Existe uma técnica chamada 5W2H, que basicamente reúne os seguintes questionamentos:
- What -> O que devo fazer?
- Why -> Por que devo fazer?
- Where -> Onde devo fazer?
- When -> Quando devo fazer?
- Who -> Quem irá fazer?
- How -> Como será feito?
- How Much -> Quanto vai custar?
Quando essas perguntas forem respondidas, você terá uma visão mais concisa do que precisa fazer.
Exemplo de resposta:
Precisamos queimar o estoque de inverno, já que entramos no verão. Porque as peças estão paradas no estoque e precisamos abrir espaço para as peças da estação. Vamos dispor os produtos na vitrine X, que tem mais visibilidade dos transeuntes, além de separar um espaço na loja com placas chamando para a queima. Vamos iniciar no dia X. Eu estou encarregado de confeccionar as placas de queima enquanto fulana vai organizar a vitrine e sicrana vai organizar os produtos no interior da loja. Vamos divulgar nas redes sociais a queima para atrair clientes que não costumam passar pela loja. A ação vai custar X reais.
2. Posicione sua marca
Muitas vezes nós lembramos de marcas que ficam gravadas em nossa memória por causa do seu posicionamento.
Sabemos que algumas marcas são referências para algumas ideias. Este posicionamento na maioria das vezes é um reflexo do posicionamento de seus idealizadores.
Por exemplo: algumas marcas são voltadas para o fortalecimento da conscientização ambiental e carregam este ideal consigo em todas as formas de propaganda que criam. O importante é encontrar o seu posicionamento e, através de sua marca, ajudar os clientes a saberem quem você e sua loja são.
Através de um posicionamento claro, você pode se planejar para criar estratégias e ações em cima desde argumento, fazendo com que seu cliente entenda melhor sobre sua marca e se identifique mais com o seu produto.
3. Encante os clientes com uma equipe alinhada ao seu posicionamento
É muito comum entrarmos em uma loja de roupas, nos depararmos com atendentes que ficam parados ao nosso lado, “à disposição” para qualquer questão.
Isso não chega a ser algo negativo – apesar de, muitas vezes, criar uma certa pressão para que os clientes tomem alguma ação de prova ou compra – porém é um comportamento passivo que não agrega à experiência de quem entra em sua loja. Se você trabalha com um segmento específico de mercado, é importante que seus atendentes vão além da passividade na hora de atender um cliente.
Por exemplo, se o seu segmento é o de roupas esportivas, os seus atendentes devem saber mais sobre o universo que sua marca se insere: dicas interessantes para correr melhor, cuidar do corpo, as roupas que são ideais para cada esporte específico etc.
Se o seu segmento for o de roupas sociais, um pouco de conhecimento sobre psicologia das cores pode ser um diferencial na hora de indicar uma gravata para combinar com um terno, ou um sapato para ser usado com um vestido específico etc.
O ideal é avaliar constantemente se o perfil do seu estabelecimento está dialogando com o perfil do seu público, pois se sentir representado por uma marca certamente resulta em mais fidelidade e, consequentemente, mais vendas.
4. Ouça os seus clientes
O primeiro passo para levar em consideração a experiência do cliente como um ponto transformador para a cultura de sua empresa é a prática da empatia.
Praticando a empatia, você se coloca no lugar do cliente e começa a pensar nas estratégias ideais para transformar a experiência deste consumidor na melhor possível. Você deve, também, conhecer o perfil desse cliente para poder guiá-lo no processo de compra em sua loja.
O que ele gostaria de encontrar? Qual é a disposição ideal de produtos dentro do espaço de sua loja?
Estes questionamentos vão te fazer entender o que é que o seu cliente precisa, quais são as suas dores e como você pode ajudá-lo da melhor forma. Alinhar as expectativas do seu cliente com suas ações e estratégias vai resultar, também, em mais vendas.
Afinal, com cuidado e dedicação, é possível realizar um trabalho empático que permitirá que sua loja seja mais do que uma simples expositora de produtos e se transforme em uma solução capaz de atender demandas específicas.
Uma boa forma de compreender o universo do cliente e se inserir em sua realidade é se aproximar dele de forma humanizada. Por isso, que tal analisar sua lista de clientes e convidar aqueles que são mais recorrentes para um café ou um almoço?
Veja também:
Fachadas de Lojas de Roupas: confira 31 ideias para inspirar
Fachadas de Lojas de Roupas Masculinas: confira 24 exemplos para te inspirar
Fachadas de Lojas de Roupas Femininas: 20 ideias para inspirar
Como Fazer uma Fachada de Loja Bonita e Barata
5. Incentive a sua equipe a ser humanizada
Sabemos que toda loja e comércios em geral tem como maior objetivo vender em boa quantidade.
Porém, uma loja não se resume apenas às mercadorias que oferece. Existem outros fatores que influenciam diretamente na experiência do consumidor e um deles é, certamente, o atendimento. Uma pergunta: você já foi em um lugar e, por causa do atendimento ruim, nunca mais esqueceu essa experiência?
É comum gravarmos em nossa memória momentos marcantes que foram negativos, com uma frequência ainda maior do que gravamos os positivos.
Experiências negativas com atendimento costumam ser repassadas entre conhecidos por boca a boca e acredite: é um fator de grande influência para desencorajar pessoas a irem até o seu estabelecimento.
Por isso, trabalhe pontos na sua equipe que são essenciais para a construção de uma boa experiência. Seus atendentes devem ser simpáticos e se mostrar interessados na jornada do cliente. Eles devem, também, ser solícitos e não pressionar o cliente a tomar alguma ação, deixando-os à vontade para analisarem tudo o que precisam.
As metas das vendas, portanto, devem ser apenas uma consequência de um bom atendimento. Talvez seja interessante criar novas metas para que o sucesso do cliente seja um objetivo em comum para todos.
Você pode, por exemplo, criar metas voltadas para o número de telefonemas feitos para clientes (é uma boa forma de colher feedback e pesquisar a satisfação dos mesmos), elogios recebidos por atendimento etc.
Estas atitudes são tão valiosas quanto o fechamento de uma venda em si. Por isso, incentive seus vendedores a trabalharem todos estes fatores. Você vai perceber a mudança tanto em sua equipe quanto em seus clientes!
6. Trabalhe bem o espaço físico de sua loja
Cada vez mais percebemos o peso da linguagem visual em nossa sociedade.
A utilização de redes sociais reflete grande parte dessa questão: os conteúdos mais consumidos pelos usuários são de imagem ou vídeo.
Isto porque, através de uma estética bem trabalhada, somos capazes de transmitir conceitos subjetivos que dificilmente poderiam ser descritos com tanta eficácia por palavras.
Cores estão ligadas à sensações, assim como a distribuição de elementos no espaço podem causar diversas reações diferentes, dependendo do que se deseja passar.
Por isso, pense com cuidado na distribuição dos itens e planeje como você espera que seja a primeira impressão de sua loja: a vitrine é um elemento decisivo para isso.
O mesmo vale para o caso de você possuir apenas e-commerce: roupas já são itens mais problemáticos para serem vendidos por internet, pois muitas pessoas preferem tocar e vestir para ver se servem de fato. Então, se este for o seu segmento, procure colocar fotos reais e em boa qualidade dos seus produtos, para que se aproximem ao máximo do real.
Suas redes sociais são a sua vitrine, por isso, cuide bem delas! Invista em um feed arrumado, bem distribuído e lembre-se de sempre interagir com os usuários que entrarem em contato com a sua marca.
E se você possui loja física mas não está presente na internet, está na hora de mudar isso. Mesmo que você não venda produtos pela internet, procure construir sua marca nas redes sociais, pois é a partir dessa presença que você pode trabalhar a personalidade da sua marca!
7. Fidelize seus clientes
Como falamos anteriormente, experiências negativas costumam ser mais marcantes do que as positivas.
Pessoas que têm uma experiência ruim em algum estabelecimento tendem a repassar a experiência muito mais do que aquelas que foram bem atendidas e estão satisfeitas. Por isso, é importante manter seus clientes satisfeitos. Isto, obviamente, não se resume apenas ao ato de fechar uma venda.
Na verdade, o que mais pesa nesta questão é o relacionamento que se cria no pós-venda. É importante cativar o seu público e isso pode ser feito de diversas formas.
Você pode, por exemplo, trabalhar com brindes exclusivos para clientes, ou até mesmo entrar em contato com eles por conta própria, para investigar se estão satisfeitos com os produtos e com o atendimento prestado.
Considere também incentivar clientes a disseminarem a sua marca através de campanhas de fidelização. Indicações podem se converter em vendas e garantir descontos para seus clientes mais fiéis.
Existem diversas formas de criar programas de fidelização e isso precisa partir dos gestores financeiros da loja. Afinal, não podemos dar descontos sem de fato saber que podemos arcar com o custo deles. Assim como não podemos investir em brindes sem ter um capital de giro disponível para este tipo de ação.